Perguntas frequentes

  • Qual a idade para começar a vacinar o meu animal de estimação?

    Nos cães as vacinas devem ser dadas a partir das seis semanas. Nos gatos as vacinas no geral efetuam-se por volta dos dois meses. De qualquer modo deve consultar um veterinário de sua escolha para que ele lhe possa sugerir o plano mais adequado de vacinação para o seu animal.

  • Quais as vantagens e desvantagens da castração ou esterilização?

    Nas cadelas e gatas a esterilização impede, em primeiro lugar, a reprodução e logo o aparecimento de crias e a preocupação de descobrir donos responsáveis para as mesmas. Impede o aparecimento de tumores mamários e infeções uterinas.

    Pela castração os machos deixam de ter atração pelas fêmeas em cio, diminui a marcação do território e a vagabundagem, impede a hiperplasia dos testículos e os tumores da próstata.

    Os inconvenientes estão relacionados com o aumento de peso em ambos os sexos, e com a incontinência urinária numa pequena percentagem de cadelas. A formação de cálculos e infeções urinárias podem acontecer em gatos machos castrados.

  • Qual a comida que devo dar ao meu animal, os restos fazem mal?

    Os cães em geral gostam de rotina, pelo que habituados a ração não apresentam relutância em relação à mesma. Os restos não devem ser utilizados na alimentação animal, pelos aditivos e condimentos usados na alimentação humana, pelos ossos, que podem provocar perfurações e porque as variações na alimentação por si só, podem provocar alterações gastrointestinais e diarreia.

  • Quantos animais posso ter no meu apartamento?

    Nos prédios urbanos podem ser detidos até três cães ou quatro gatos adultos, não podendo no total ser excedido o número de quatro. Excecionalmente, poderão ser detidos até um máximo de seis animais, a pedido do detentor, e sempre mediante parecer vinculativo do veterinário municipal e do delegado de saúde e desde que se verifiquem todos os requisitos hígio-sanitários e de bem-estar animal legalmente exigidos.

    O regulamento do condomínio pode estabelecer um limite de animais inferior, no caso de frações autónomas em regime de propriedade horizontal.

  • Quando deixo o meu cão em casa ladra muito e destrói coisas, que devo fazer?

    Quando sai de casa e deixa o cão sozinho, este fica aborrecido triste e frustrado.

    Para evitar tal comportamento deve habituar o animal a ficar sozinho desde pequeno.

    Deve sair em silêncio, sem se despedir do animal ou prestar-lhe atenção e deixar os brinquedos ao seu alcance. Pode deixar ligado o rádio ou a televisão porque ajudam a diminuir a ansiedade.

  • Que devo fazer quando encontrar um animal perdido?

    Independentemente de tencionar, ou não, passar a ser detentor desse animal, deverá comunicar tal facto à câmara municipal, bem como à junta de freguesia da sua área de residência.

  • Como devo proceder uma vez que deixei de ter condições para manter o meu animal de estimação?

    Nunca abandone o seu animal de estimação.

    Deve arranjar um novo detentor que tenha boas condições para o animal. Poderá ainda informar-se junto de associações de proteção ou junto de um centro de recolha oficial.

  • Em caso de perda, desaparecimento ou roubo do meu animal de companhia o que devo fazer?

    Deve comunicar rapidamente o desaparecimento na sua junta de freguesia, sob pena do animal poder ser considerado abandonado. Deve igualmente informar a câmara municipal e a autoridade policial.

  • Em caso de morte do meu animal de companhia como devo proceder?

    Deverá contactar os serviços competentes da câmara municipal que informará como proceder. Deve também informar a junta de freguesia.

  • Como proceder caso detecte qualquer situação que envolva animais de companhia em que haja necessidade de medidas urgentes de segurança de pessoas ou outros animais?

    Deverá contactar com urgência, as entidades policiais.

Informação disponibilizada pela Câmara Municipal de Lagos.

Câmara Municipal de Lagos

Telefone: 282 780 900 - 282 771 700

email: expediente.geral@cm-lagos.pt

 

Canil/Gatil Municipal

Telefone: 925525017

 

PSP de Lagos

Telefone: 282780240

email: lagos.faro@psp.pt

 

SEPNA/GNR Portimão

Telefone: 282 420 750

Contatos

Cadela Carlota & Companhia - Associação de Proteção de Animais
Rua Santa Casa da Misericórdia Loja 17A
8600-621 Lagos

+ 351 917 448 583

 

 

PSDesign© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode